composição acionária

A Ocyan é uma empresa de capital fechado e seu controle acionário pertence 100% a sociedade formada entre o EIG, fundo global americano líder nos setores de energia e infraestrutura, e a Lake Capital Investimentos, divisão de gestão de recursos da Lakeshore Partners, focada nos setores de energia e infraestrutura.

HÉCTOR NUÑEZ

Héctor Núñez é Presidente dos Conselhos de Administração da Ocyan, da OEC e da OTP, e CEO do grupo Novonor S/A, além de membro do conselho da Braskem.

Antes de ingressar na Novonor, atuou como Executivo e Conselheiro de companhias como Coca-Cola, Walmart, RD, Ri Happy e Hertz Brasil. Atualmente, faz parte ainda dos conselhos das Lojas Marisa e Amigos do Bem.

Possui formação internacional em Administração, com MBA pela Florida Internacional University e passagens pelo The Wharton School (University of Pennsylvania) e Tuck School of Business at Dartmouth. É cidadão norte-americano multilíngue e estrategista de negócios internacionais com mais de 25 anos de atuação.

ANDRÉ AMARO

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, iniciou a sua carreira atuando em obras de infraestrutura pesada. Liderou investimentos da Odebrecht em programas de concessão de serviços públicos no Brasil, Argentina e Portugal.

Tem mestrado em Administração de Empresas pelo IMD, atua como conselheiro de Administração e Coordenador do Comitê de Comunicação, Pessoas e Sustentabilidade da Ocyan S.A., Conselheiro de Administração, Membro do Comitê de Finanças e Investimento e coordenador do Comitê de Pessoas e Organização da Odebrecht Transport S.A, Conselheiro suplente de Administração e membro do Comitê de Pessoas e Organização da Braskem S.A. e presidente do Conselho de Administração da Redram Construtora de Obras S.A.

Já foi Diretor de Financiamentos a Projetos e Exportação da Construtora Norberto Odebrecht S.A., Vice-presidente de Planejamento e Pessoas da Braskem S.A., Presidente da Odebrecht Properties e da Odebrecht Defesa e Tecnologia, Diretor da Odebrecht S.A. e Coordenador dos Comitês de Conformidade e Auditoria Interna dos Conselhos de Administração das empresas, Odebrecht Engenharia e Construção S.A, Ocyan S.A, Atvos S.A, Odebrecht Transport S.A. e Odebrecht Realizações S.A.

CRISTINA PINHO

Atuou na Petrobras por 31 anos como Executiva na indústria de upstream de óleo e gás, em áreas de produção offshore, operações submarinas, logística e contratos de serviços. Também foi Presidente da Petrobras Logística.

De 2018 a 2019, trabalhou como subsecretária de Óleo, Gás e Energia no Estado do Rio de Janeiro por quase um ano. Desde novembro de 2019, trabalha como Diretora-Executiva Corporativa do IBP. Também é membro certificada do conselho pelo IBGC e vice-presidente do comitê de diversidade de gênero do IBP.

Como Presidente da ILPS, uma ONG dedicada à preservação ambiental, trabalha com universidades inspirando jovens biólogos e administra um viveiro de mudas de propriedade de uma família para projetos de reflorestamento. Em julho de 2020, foi nomeada membro independente do Conselho da Ocyan.

HATEM SOLIMAN

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade do Cairo, atua há 35 anos na Schlumberger, onde é consultor Sênior do CEO da empresa. Hatem já trabalhou em diferentes países pela companhia.

Em 2016 e 2017, foi reconhecido como um dos 100 melhores executivos do Oriente Médio pela renomada publicação de negócios Forbes Middle East.

Roberto Ramos

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Programa de Desenvolvimento Gerencial pela Harvard Business School e é mestrando pela Universidade de Leicester, na Inglaterra.

Foi membro dos Conselhos de Administração da Trikem e da petroquímica de Paulínia. Atuou no Conselho de Administração de várias empresas do Grupo Odebrecht, tendo sido, entre os anos de 1997 e 2002, Chairman da North Sea Production Company Limited - joint venture com o grupo dinamarquês Maersk, que opera o campo de MacCulloch, da ConocoPhillips, no Mar do Norte.

comitês de ASSESSORAMENTO

O Conselho de Administração conta com o apoio de três comitês de assessoramento, sem caráter deliberativo, formados apenas por seus membros. São eles: Comitê Financeiro e Investimentos; Comitê de Cultura, Comunicação, Pessoas e Sustentabilidade; e Comitê de Conformidade e Auditoria. Estes comitês são constituídos por conselheiros que apoiam o processo de tomada de decisões ao acompanhar os temas com maior profundidade. Suas atribuições estão descritas na Política sobre Governança da Companhia e no Regimento de Funcionamento do Conselho de Administração.

diretoria executiva

Roberto Ramos

Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tem pós-graduação em Programa de Desenvolvimento Gerencial pela Harvard Business School e é mestrando pela Universidade de Leicester, na Inglaterra.

Foi membro dos Conselhos de Administração da Trikem e da petroquímica de Paulínia. Atuou no Conselho de Administração de várias empresas do Grupo Odebrecht, tendo sido, entre os anos de 1997 e 2002, Chairman da North Sea Production Company Limited - joint venture com o grupo dinamarquês Maersk, que opera o campo de MacCulloch, da ConocoPhillips, no Mar do Norte.

JORGE LUIZ MITIDIERI

Formado em Engenharia Química pela UFRJ em 1982, PMP pelo PMI desde 2003 possui também MBA em Negócio de Petróleo pela FGV/RJ e desde 2015 é Alumni da London Business School em finanças e administração. Graduado Conselheiro de Administração pelo IBGC em 2019 e certificado como Conselheiro Consultivo (ConCertif) pela CelintBra em 2020.

Teve a oportunidade de trabalhar em diversas empresas nacionais de engenharia e construção – Natron, Jaraguá, IESA e desde 1997 trabalha na Organização Odebrecht (hoje NOVONOR) onde começou como Gerente de Projetos responsável por projetos industriais no Brasil e exterior.

Em 2007 se tornou Diretor na Construtora indo para a OCYAN em 2009 onde atuou até abril de 2024 como VP Executivo na Unidade de Negócios de Serviços Integrados responsável por projetos de Unidades de Produção, Subsea e Manutenção Offshore. Em abril de 2024, assumiu a Presidência da OCYAN.

Jorge participa ativamente da ABESPetro, tendo atuado no Conselho Fiscal em 2018/19 e como suplente em 2023/24, e depois como Diretor no biênio 2020/21, coordenador do Comitê de O&G da AMCHAM, além de ser fundador e membro ativo da Associação Brasileira de Conselheiros Consultivos Certificados (ABC3) onde atua como Conselheiro desde o início deste ano.

Foi professor convidado da UFF para o participar do Curso de MBA em Gestão de Projetos e Mentor das turmas de Engenharia Química do SENAI CETIQT por 2 anos e vem atuando como mentor em diversos projetos inclusive com o IBP.

Jorge tem 64 anos, casado desde 1984, pai de dois filhos ambos já formados e agora avô de um menino e uma menina. Pratica esportes regularmente e de bicicleta completou em 2018 os 800km do Caminho de Compostela cujo livro foi lançado em OUT/2022.

GUILHERME britto

É formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e tem curso LLM com distinção na Université Paris II – Phanteon-Assas. Atuou como Diretor Jurídico da Odebrecht Engenharia Industrial (maio 2010 – abril 2013), Diretor Jurídico da Quattor Petroquímica (outubro 2008 – maio 2010), além de ter sido sócio do Leoni Siqueira Advogados e associado do Gouvêa Vieira Advogados. Desde abril de 2013, é o Vice-presidente Jurídico da Ocyan.

HELENA ramos

Formou-se em Administração de Empresas com honras pela City University, em Londres, e cursou, também com honras, o International MBA no Instituto de Empresa Business School, em Madrid. Tem mais de 20 anos de experiência em óleo e gás, energia e project financing, com passagens pelo Banco Bozano Simonsen, Santander, STEAG Energy e pela consultoria Mercados de Energia. Trabalha na Ocyan desde 2007 no departamento financeiro e, desde junho de 2023, é Diretora Financeira da Ocyan.

NIR lander

Nascido e criado em Israel, formou-se em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações pelo CEFET-RJ. Possui Pós-Graduação em Segurança da Informação pela UNI-Rio, MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo IBMEC-RJ e Educação Executiva pela Wharton Business School (PA/EUA) e Columbia Business School (NY/EUA).

É oriundo do setor de Telecomunicações, no qual fez carreira ao longo de 14 anos. Nir tem mais de 20 anos de experiência profissional em temas de Auditoria Interna, Compliance, Fraude Corporativa e Gestão de Riscos, nos quais detém especializações e certificações internacionais. Em 2018, foi reconhecido pela pesquisa “Compliance on TOP”, como um dos 20 profissionais de Compliance mais admirados do Brasil.

Ingressou na Ocyan em 2016 como Diretor de Conformidade e, desde 2019, ocupa a posição de Vice-presidente de Pessoas & Gestão, sendo responsável pelas áreas de Pessoas, Comunicação, Responsabilidade Socioambiental, Tecnologia da Informação e Administrativo, além de Suprimentos e Logística. Nir ainda é Membro do Conselho de Curadores da Fundação Norberto Odebrecht e membro independente do Comitê de Auditoria da Fundação Sistel de Seguridade Social.

MARCELO MAFRA

Formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Pós-graduação Executiva em Petróleo e Gás pela COPPE/UFRJ e especialização em Regulação dos Setores de Energia e Infraestrutura pelo Instituto de Economia/UFRJ. Além disso, cursou a Escola de Líderes do Programa de Educação Continuada da Fundação Dom Cabral.

Atuou como engenheiro na Gerência de Desenvolvimento de Tecnologia, Materiais e Novos Negócios da Petrobras (Maio/2003 a Agosto de 2005), foi especialista em Regulação concursado da Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre agosto de 2006 e julho de 2021, tenho sido Superintendente da área de Conteúdo Local (março de 2011 a outubro de 2013), Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente (novembro de 2013 a julho de 2019) e Coordenador geral de Reservatórios e Desenvolvimento da Produção (agosto de 2019 a julho 2021).

Atuou como Gerente Regulatório e Institucional na SBM Offshore entre agosto de 2021 e março de 2023. Desde abril de 2023, é o Vice-presidente de Sustentabilidade da Ocyan.

FERNANDA CASCARDO

Formada em Administração de Empresas, tem MBA em Controladoria, Auditoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Gerente de Auditoria Interna na Ocyan (Abril de 2017 a Abril de 2023) e gerente de Auditoria Interna na Sete Brasil SA (Março de 2014 a Janeiro de 2016). Além disso, já trabalhou em Auditoria Interna, Controladoria e Finanças por 16 anos em setores de Logística Intermodal, Telecomunicações e Indústria. Desde abril de 2023, é a Vice-presidente de Conformidade da Ocyan.

RODRIGO lemos

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem MBA em Gerenciamento de Projetos (FGV), especialização em Finanças (FIPECAFI) e diversos certificados de instituições internacionais.

Ingressou na Ocyan em 2005 e desde então ocupou posições em diversas áreas. Participou de projetos da empresa no Brasil e no exterior, principalmente como diretor da área de Produção Offshore de 2010 a 2021. Desde fevereiro de 2021, ocupa a posição de Vice-presidente de Inovação e Novos Negócios. Rodrigo também é membro do Conselho da Joint Venture Altera&Ocyan.

JORGE LUIZ MITIDIERI

NIR LANDER

HELENA RAMOS

GUILHERME BRITTO

RODRIGO LEMOS

MARCELO MAFRA

FERNANDA CASCARDO